O tomate poderia reduzir o câncer de mama

Tomate

Há muito se sabe que as mulheres pós-menopausa correm maior risco de desenvolver câncer de mama. Uma dieta rica em tomates pode ajudar a reduzir esse risco.

O Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos estima que as norte-americanas tenham um risco de 12,4% de desenvolver câncer de mama em algum momento de suas vidas. Este risco aumenta significativamente para as mulheres com mais de 50 anos.

Os resultados de um estudo conduzido pela Dra. Adana Llanos da Universidade Rutgers, que avaliou o efeito de uma dieta rica em tomates sobre o risco de câncer de mama, foi publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Dr. Llanos explica que em mulheres pós-menopausicas o risco de câncer de mama aumenta com o crescimento do Índice de Massa Corporal e com o mau funcionamento do metabolismo de carboidratos e gorduras.

Durante um período de 10 semanas um grupo de 70 mulheres pós-menopausicas foi alimentada com uma dieta rica em tomates, contendo 25 mg de licopeno por dia. O licopeno é um fitonutriente responsável pela cor vermelha do tomate, o qual está associado com numerosos benefícios para a saúde.

Depois as mulheres entraram num segundo período de 10 semanas seguindo uma dieta contendo pelo menos 40 gramas de proteína de soja por dia.

Durante o período rico em tomates aumentaram em um 9% os níveis de adiponectina , um hormônio envolvido na regulação do açúcar e das gorduras no sangue.

O efeito foi ligeiramente maior em mulheres que tinham um Índice de Massa Corporal baixo.

Por outro lado, uma dieta rica em proteína de soja teve um efeito negativo sobre a adiponectina .

Dr. Llanos menciona que “os resultados deste estudo mostram claramente os benefícios de uma dieta rica em tomates, mesmo que por um curto período

Comer frutas e leguminosas, que são ricos em vitaminas, minerais e fitonutrientes como o licopeno , trazem enormes benefícios

Com base nos resultados deste estudo acreditam que o consumo freqüente de pelo menos as porções recomendadas de frutas e vegetais ajudam a prevenir o câncer de mama em populações de risco

Dr. Llanos mencionou que este estudo também enfatiza a importância de uma dieta rica em tomates na prevenção da obesidade dado o maior efeito sobre os níveis de adiponectina observado em mulheres que mantêm um peso saudável.

Por outro lado, existem muitos estudos que mostram os benefícios de licopeno do tomate na prevenção do câncer na próstata.

No ano passado, o Médical News Today relatou os resultados de um estudo que sugere que a ingestão de tomate pode reduzir o risco de ataque cardíaco.

2 comentários

  • Boa noite Alberto.
    Como o licopeno do tomate pode agir na prevenção do câncer da próstata??
    E na mama?? O licopeno do tomate ajuda no controle do açúcar e gorduras??

    • Oi Jairo
      Existe abundante evidencia sobre o efeito positivo do licopeno na prevenção do câncer da próstata.
      Todos os carotenos que dão as cores amarela, laranja e vermelha aos alimentos (licopeno = vermelho do tomate) são potentes agentes protetores de nosso organismo, pudendo proteger contra muitos tipos de câncer.
      Uma alimentação pobre em nutrientes essenciais, incluindo vitaminas, minerais, fibras e fitonutrientes, como são os carotenos, incluindo o licopeno, é importante para um bom funcionamento do nosso metabolismo.
      No capitulo sobre Os Superalimentos descrevo o altíssimo Valor Nutricional das frutas e verduras, riquíssimas em todos estes nutrientes essenciais.
      As frutas e verduras tem um importante efeito positivo sobre a glicose no sangue, ajudando a controlar os deposito de gorduras.
      O conselho é aumentar ao máximo o consumo de frutas e verduras, reduzindo as Calorias Vazias.